terça-feira, 6 de maio de 2014

Pesquisa de Campo: Lar São Rafael Presidente Prudente- SP

CARDOSO, Michael Douglas Mattos. OLIVEIRA, Nair Karina. Alunos do 2° termo do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde de Presidente Prudente.

RESUMO

O presente trabalho faz uma breve análise introdutória da visita ao Lar São Rafael , salientando a importância e as contribuições desse local e de sua forma de atuação na vida de muitos idosos. As condições viáveis às ciências humanas propiciadas pelo lar fundamentam-se em processos de desenvolvimento emocional, psíquico e de conforto para cada idoso uma nova vida com saúde, amor e carinho. Entendemos que, por meio desse acolhimento obtiveram-se resultados eficientes para uma melhor qualidade de vida, tanto pelo atendimento específico benéfico para o indivíduo, quanto como um todo para felicidade de todos no local.

Palavras-chaves: Visita, Análise, Fisioterapia, Lar São Rafael.

ABSTRACT

This paper makes a brief analysis of introductory visit to the Hogar San Rafael, stressing the importance and contributions of this place and the way it operates in the lives of many seniors. The viable conditions for the Humanities offered by the home are based on processes emocial development, psychic and comfort to each old a new life with health, love and affection. We believe that through this efficient reception afforded to a better quality of life, both for specific services beneficial to the individual results, and as a whole for the happiness of all on site.

Keywords: Visit, Analysis, Physical Therapy, Hogar San Rafael.




Visita

Primeira impressão

A entrada foi permitida amigavelmente pela irmã Amélia , na recepção. Os dormitórios se encontravam limpos e vazios, os idosos estavam em sua maioria na sala vendo tv , na varanda da cozinha, e uma pequena parte já se encontrava no refeitório, à espera do jantar.
História

Quase  todos os idosos que residem no lar ou eram sozinhos  e por diversos motivos não tiveram mais condições de cuidar de si próprio, ou a família na imensa maioria das vezes não pode cuidar por falta de tempo, ou tiverem problemas familiares dentre eles filhos usuários de drogas e outras complicações

Como os idosos passam seu tempo?

No geral, eles se relacionam bem, alguns com menos afinidade, porém são todos amigos, conversam, contam histórias, vão à igreja, cantam juntos, riem, jogam baralho e dominó nas horas livres. Os idosos que não são acometidos de dores gostam de ajudar a arrumar o refeitório, organizar as cadeiras.

Como são tratados pelos profissionais da saúde?

Segundo todos os idosos com os quais foi realizado o questionário, os médicos são muito confiáveis e muito capacitados . Os enfermeiros mantem eles limpos, dão banho todos os dias nos cadeirantes, trocam os lençóis frequentemente, mantem tudo bem higienizado e agradável . Os fisioterapeutas são os mais queridos pois ajudam a aliviar a dor daqueles que a possui, foi relataram que a dor diminui muito e traz melhoras significativas quando é realizada fisioterapia reabilitativa.



Há atendimento adequado na saúde preventiva e curativa?

Aqueles que não tem problemas de saúde fazem fisioterapia 2x por semana, realizando alongamentos e exercícios com peso. Pacientes que sofreram quedas, AVE, ou algo do tipo disseram que a fisioterapia trouxe melhoras eficientes na dor.

Como os idosos se sentem tendo o lar como sua casa?

Felizes, porque vivem em harmonia. Mas sentem saudades da família, saudade dos tempos em que trabalhavam, e quando percebem , estão frente a frente com a tristeza.

Os idosos relataram algo no lar a melhorar?

O motivo de queixa mais comum é a dor, os pacientes que tem dores querem o alivio dela ante todas as coisas. Os demais pacientes disseram que a única coisa que precisa ser melhorada é a comida, que alguns classificaram apenas como “comestível”.

Entrevista com a irmã Amélia

Ela foi enviada para esse lar pela madre superiora , ela diz ter escolhido ser freira porque Deus a chamou, já há 50 anos. Ela se relaciona bem com todos dali, vivem como família, um cuida do outro através da providência de Deus. Quando algum idoso se sente triste a irmã relata que conversa com eles, dá um presente, um sorriso, uma palavra amiga.

Como são preenchidas as vagas nessa instituição?

Quem organiza as vagas é a madre superiora juntamente com a assistente social, no momento da entrevista, havia vagas na ala feminina, apenas.



Atividade Realizada

Não foi possível realizar atividades sócio- recreativas com os idosos, mas pudemos aferir a pressão arterial dos mesmos, podendo ter uma média entre 110/70 e 130/80. Estavam todos com a pressão controlada.

Perguntas à Madre Superiora

A senhora acha importante a contribuição da comunicação nas entidades do Terceiro Setor(ONG)?
É muito importante. É um meio também para se conhecer o trabalho desenvolvido nas entidades que atendem várias pessoas, crianças, jovens e, no nosso caso, os velhinhos.

Qual a importância das entidades do Terceiro Setor para Presidente Prudente?
Tem muita importância porque há muita necessidade. Aqui no Lar São Rafael, por exemplo, eles chegam numa idade onde sofrem toda a consequência de doenças que incapacitam. Então as famílias não podem ficar com eles por conta do trabalho e, por diferentes circunstâncias. Um idoso precisa de muita atenção e cuidado.

Como é realizado o trabalho no Lar?
Aqui nós somos em sete irmãs. Temos alguns funcionários, enfermeiros e toda uma equipe que nos ajuda, pois eles chegam aqui muito limitados e precisamos de uma equipe boa.

O que é necessário para que as entidades continuem atendendo?
Precisa da colaboração do povo. Aqui em Presidente Prudente as pessoas nos ajudam muito nas doações de alimentos e outras coisas também, como dinheiro pra manter a casa. O principal mesmo é o financeiro, pois sem ele não se pode fazer muita coisa.



Qual a maior riqueza para as entidades?
Olha, sinceramente aqui no Lar nós consideramos a maior riqueza proporcionar aos velhinhos uma experiência de uma longa vida, com suas lembranças bonitas e tristes também. E a riqueza maior é poder ajudá-los em seus últimos anos a terminar uma vida digna, uma vida bem atendida e, que de alguma forma, eles sejam realizados como pessoas.

Com qual palavra ou frase a senhora resume o trabalho realizado pelas instituições?
Apreciação do trabalho que realiza. Não apenas para nós que nos dedicamos aos idosos que entram e, muitas vezes não voltam para suas famílias, mas também as instituições que trabalham com as crianças, para que elas tenham condições de seguir à diante em suas vidas. E também o atendimento aos jovens, para encaminhar ao bom caminho.

Do que depende uma entidade?
Sem dúvida alguma da comunidade. Para poder realizar o trabalho e seguir adiante com o atendimento aqui no Lar e também nas demais instituições. Sempre com ajuda do povo.


CONCLUSÃO

Por fim, essas breves considerações estão distantes de qualquer pretensão de vislumbrar um ponto final em relação à observação e repasse de informações sobre essa instituição, até porque sabemos que esse ponto final não existe. Cremos que contribuir para o bom funcionamento desse local e de sua forma de atuação na vida dos idosos através de doações seja uma das diversas possíveis estratégias de suma importância para o contínuo processo de desenvolvimento emocional, psíquico e de conforto dos mesmos. Assim sendo, não podemos prosseguir legitimando apenas o que foi realizado. É preciso trabalhar, refletir, agir, intervir, colaborando com as condições viáveis às ciências humanas a fim de colocar reticências e propor questões que possam auxiliar novas práticas profissionais e novos trabalhos de pesquisa para melhora da vivência e convívio entre os mesmos. Encenar possibilidades, caminhos modificadores de tudo, de nós mesmos, da vida coletiva. Sem receitas, modelos ou cópias.


Bibliografia










Nenhum comentário:

Postar um comentário