terça-feira, 6 de maio de 2014

FISIOTERAPIA EM PSIQUIATRIA

TRABALHO DE INTRODUÇÃO À PRÁTICA DE FISIOTERAPIA II

A Organização Mundial de Saúde qualifica as deficiências em: física, mental, visual, auditiva e múltipla.
A deficiência mental é definida como uma expressiva dificuldade na aprendizagem e desempenho de certas atividades de vida diária. A manifestação se dá antes dos 18 anos e é geralmente diagnosticada após a entrada do indivíduo na escola, sendo caracterizado por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média.
De acordo com  a OMS: 16,6% das causas das deficiências são por transtornos congênitos e perinatais; 16,8% são devido às doenças transmissíveis, como, poliomielite, tracoma, hanseníase e outras; 21% são por doenças crônicas não transmissíveis; 6,6% por perturbações psiquiátricas funcionais; 10% pôr abuso crônico do álcool e de drogas; 18% devido a traumas e 11% divididos entre desnutrição e outras causas.
Nos países menos desenvolvidos a maioria da população vive em condições mais precárias de vida, estando mais suscetível às doenças. Ou seja, a deficiência pode alcançar diferentes populações, mas as classes menos favorecidas são mais atingidas. No mundo, segundo estimativas da OMS, um percentual de 10% da população de qualquer país possui algum tipo de deficiência, podendo alcançar 15 a 20 % nos países de terceiro mundo.
Dentro do contexto da deficiência a prevenção é definida como o conjunto de medidas e ações destinadas a impedir que se instalem deficiências ou impedir que as deficiências quando já instaladas tenham conseqüências físicas, psicológicas e sociais negativas.
Os níveis de aplicação das ações de saúde compreende a promoção de saúde, proteção específica, diagnóstico e tratamento precoce, limitação do dano e a reabilitação. Os níveis de prevenção são primária, secundária e terciária.
Primeiramente é necessário prevenir que ocorra a deficiência, instalado a deficiência é preciso impedi-la de causar limitações funcionais permanentes, ou controlar, tanto quanto possível suas conseqüências limitantes e por último temos que impedir que a sociedade condene o indivíduo com deficiência a uma vida estigmatizada, segregada e isolada.

A presença do profissional fisioterapeuta na equipe multidisciplinar do hospital psiquiátrico, demonstra a qualidade humanista de atendimento a este ser humano. Seu trabalho começa no acolhimento, pode ser inicialmente uma comunicação verbal ou não verbal, e termina quando o paciente adquiriu autonomia, gesto e atinge o limite de independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário