TRABALHO DE INTRODUÇÃO À PRÁTICA DE FISIOTERAPIA II
A Organização Mundial de Saúde qualifica as
deficiências em: física, mental, visual, auditiva e múltipla.
A deficiência mental é definida como uma expressiva
dificuldade na aprendizagem e desempenho de certas atividades de vida diária. A
manifestação se dá antes dos 18 anos e é geralmente diagnosticada após a
entrada do indivíduo na escola, sendo caracterizado por um funcionamento
intelectual significativamente abaixo da média.
De acordo com a OMS: 16,6% das causas das deficiências são
por transtornos congênitos e perinatais; 16,8% são devido às doenças
transmissíveis, como, poliomielite, tracoma, hanseníase e outras; 21% são por
doenças crônicas não transmissíveis; 6,6% por perturbações psiquiátricas
funcionais; 10% pôr abuso crônico do álcool e de drogas; 18% devido a traumas e
11% divididos entre desnutrição e outras causas.
Nos países menos desenvolvidos a maioria da
população vive em condições mais precárias de vida, estando mais suscetível às
doenças. Ou seja, a deficiência pode alcançar diferentes populações, mas as
classes menos favorecidas são mais atingidas. No mundo, segundo estimativas da
OMS, um percentual de 10% da população de qualquer país possui algum tipo de
deficiência, podendo alcançar 15 a 20 % nos países de terceiro mundo.
Dentro do contexto da deficiência a prevenção é
definida como o conjunto de medidas e ações destinadas a impedir que se
instalem deficiências ou impedir que as deficiências quando já instaladas
tenham conseqüências físicas, psicológicas e sociais negativas.
Os níveis de aplicação das ações de saúde
compreende a promoção de saúde, proteção específica, diagnóstico e tratamento
precoce, limitação do dano e a reabilitação. Os níveis de prevenção são
primária, secundária e terciária.
Primeiramente é necessário prevenir que ocorra a
deficiência, instalado a deficiência é preciso impedi-la de causar limitações
funcionais permanentes, ou controlar, tanto quanto possível suas conseqüências
limitantes e por último temos que impedir que a sociedade condene o indivíduo
com deficiência a uma vida estigmatizada, segregada e isolada.
A presença do profissional fisioterapeuta na equipe multidisciplinar
do hospital psiquiátrico, demonstra a qualidade humanista de atendimento a este
ser humano. Seu trabalho começa no acolhimento, pode ser inicialmente uma
comunicação verbal ou não verbal, e termina quando o paciente adquiriu
autonomia, gesto e atinge o limite de independência.
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