quinta-feira, 2 de maio de 2013

LACTATO /BIOQUIMICA


1-O lactato na célula muscular é formado em qual via metabólica?


Via  fermentação lactica

2-Quais tipos de exercícios que ocorrem maior produção de lactato no músculo: aeróbio ou anaeróbio? 

Anaeróbio, pois na presença de oxigênio o piruvato proveniente da glicólise é transformado em acetilcoa utilizado no circulo de krebs

3-Por que o excesso de lactato no músculo leva mais rapidamente a fadiga muscular, cãibras, acidose metabólica e dores musculares?

Em situação de intensa atividade muscular, os músculos estriados esqueléticos necessitam de muita energia. Essa energia é obtida pela “queima” de alimento com o uso de gás oxigênio. Mas, nesse caso, parte da energia necessária para a atividade muscular é obtida também por um tipo de fermentação, um mecanismo de “queima” de alimento sem utilização gás oxigênio. A fermentação que ocorre no músculo é chamada fermentação láctica, pois gera ácido láctico como produto final.
Após um período de repouso, o ácido láctico presente no músculo da pessoa é “queimado”, e as dores musculares desaparecem.

4-Quais tipos de fibras musculares produzem mais lactato: as brancas ou vermelhas? Justifique.

As brancas pois as fibras vermelhas promovem a reabsorção do lactato

5-Quais as vias metabólicas e fisiológicas responsáveis pela remoção do lactato no músculo? Por que o treinamento diminui a produção de lactato nos atletas? 

Gliconeogenese..Com o treinamento, as células musculares são capazes de se adaptar a uma maior utilização de piruvato e menor produção de lactato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário