quarta-feira, 4 de março de 2015

TRABALHO DE FISIOLOGIA 2

Ovariectomia

METODOLOGIA:
Para o estudo foram utilizados onze (11) ratas fêmeas da espécie WISTER criadas e estudadas a partir das normas do Comitê de Ética baseados na lei 11.794/08, denominada de lei AROUCA, onde no sexto e sétimo artigo esta dito: “...A possibilidade de desenvolvimento de métodos alternativos como modelos matemáticos, simulações computadorizadas, sistemas biológicos ”in vitro” utilizando-se o menor numero possível de espécies animais, se caracterizada como única alternativa plausível...”.
No artigo 7º, afirma se que devemos utilizar animais através de métodos que previnam desconforto angustia e dor, considerando que determinariam os mesmos quadros em seres humanos, salvo se demonstrados, cientificamente, resultados contrários.
As ratas foram divididas em quatro grupos, sendo eles:
- Grupo controle
- Grupo castrado
- Grupo castrado, posteriormente realizada a reposição hormonal (Estrógeno)
- Grupo reserva
Obtendo em cada grupo três ratas e no grupo reserva duas.
MATERIAIS E TÉCNICA DE OVARIECTOMIA:
Material: Porta agulha, fio de sutura, linha, dois cotonetes, pinça dente de rato, gilete, tesoura para incisão, NaCl 0,9%, PVPI , algodão, pinça.
Técnica: Foi administrado anestésico em todas as ratas. Quando detectada a analgesia foi dado inicio a cirurgia, com a tricotomia na região abdominal, fazendo assepsia desta região com agua e sabão. Após o animal estar fixado a placa de cortiça, em decúbito dorsal, realiza-se a incisão de aproximadamente seis centímetros na pele e tecido celular subcutâneo na linha mediana. Divulsionar a parede muscular até ter acesso à cavidade abdominal, localizando o ovário em meio a uma massa gordurosa. A retirada do ovário deve ser realizada após ligadura da extremidade da tuba uterina, seccionando entre a ligadura e o ovário. Após esse procedimento recolocar o útero na cavidade abdominal suturando a parede muscular e, em seguida, a pele. Fazer assepsia e mantê-la durante todo o experimento.
MATERIAL E TÉCNICA DA REPOSIÇÃO HORMONAL:
Material: Uma seringa, estrógeno.
Técnica: Foi administrado o estrógeno somente nas ratas  do grupo castrado e tratado com hormônio. A proporção de estrógeno utilizado foi de vinte ml diários, e nos finais de semana a dose foi duplicada (via subcutânea dorsal). A realização do experimento ocorreu durante o
período de quatorze dias.  
MATERIAL E TECNICA DE RETIRADA DOS ORGÃOS PARA PESAGEM
Material: instrumental cirúrgico,  pinça 7, tesoura, bisturi, placa de cortiça , linha, algodão.
Técnica ratos foram sacrificados pela técnica auxiliar de laboratório . Após isso retira-se as glândulas adrenais, útero e a hipófise , devendo ser conservadas em soro fisiológico ate a pesagem que deve ser feita em duas vezes;o peso úmido e o peso seco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário